segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Numa noite marcada por manifestações femininas, Três Anúncios para um Crime se sagra o grande vencedor do Globo de Ouro 2018

Elenco de Três Anúncios para um Crime celebra o triunfo no Globo de Ouro (Foto: Paul Drinkwater/NBCUniversal)
Hollywood vestiu preto na 75ª edição do Globo de Ouro. Numa noite marcada pelo forte teor político, onde atrizes e atores se manifestaram com elegância (literalmente) contra a desigualdade salarial, os abusos e os assédios na indústria, a Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood consagrou Três Anúncios para um Crime como o grande vencedor da premiação. Além rir, com a afiada dose de cinismo de Seth Meyers, de nomes como Harvey Weinstein e Kevin Spacey, o Globo de Ouro fez coro às manifestações femininas ao premiar justamente o longa sobre uma mãe resiliente disposta a tudo para vingar a morte da sua filha, vítima de violência sexual. Sob a batuta de Martin McDonagh, o longa levou quatro estatuetas, são elas a de Melhor Filmes Dramático, Melhor Atriz Dramática, para Frances McDormand, Melhor Roteiro e Melhor Ator Coadjuvante para Sam Rockwell. Apesar dos urgentes e variados discursos, a edição 2018 valorizou também a originalidade, premiando a qualidade de títulos como Lady Bird e A Forma da Água com dois Globos de Ouro cada. O primeiro, em especial, comprovou o seu status na corrida pelas grandes premiações ao levar as estatuetas nas categorias Melhor Filme de Comédia ou Musical e Melhor Atriz em Comédia e Musical para a talentosa Saoirse Ronan.



Paul Drinkwater/NBCUniversal via Getty Images
Já na categoria dramática, o experiente Gary Oldman (foto acima) confirmou o apreço da crítica por grandes transformações ao levar o Globo de Ouro de Melhor Ator por seu trabalho em O Destino de uma Nação. Na pele do primeiro ministro Winston Churchill, ele exibiu a sua reconhecida intensidade por baixo de uma pesada maquiagem, um trabalho singular premiado numa categoria disputadíssima. Uma das grandes surpresas da premiação, James Franco teve o seu esforço reconhecido com o prêmio de Melhor Ator em Comédia ou Musical por seu papel em O Artista do Desastre. Reconhecido pela sua produtividade, só em 2017 ele lançou quinze projetos, Franco conquistou os votantes ao interpretar o excêntrico Tommy Wiseau (que subiu ao palco ao lado do vencedor), o homem por trás do infame filme The Room (2003). Por falar em aparições surpresas, o legendário Kirk Douglas arrancou aplausos de pé ao apresentar, ao lado da sua nora Catherine Zeta-Jones, a categoria Melhor Roteiro. Mesmo debilitado, o ator de 101 anos mostrou a sua reconhecida força e recebeu uma merecia homenagem pelo seu trabalho e a sua contribuição na luta contra a Lista Negra em Hollywood nos anos 1950\60. 

Por falar em homenagens, a apresentadora, atriz e produtora Oprah Winfrey foi agraciada com o prêmio honorário Cecil B. DeMille pelo seu trabalho filantrópico e a sua versátil carreira. Conhecida por seus trabalhos em títulos como A Cor Púrpura, O Mordomo da Casa Branca e Selma, Winfrey foi ovacionada ao falar em igualdade, verdade e justiça. Num discurso comovente, ela lembrou do astro Sidney Poitier e do impacto que a sua vitória no Oscar de 1964 teve na sua infância. Contundente, a realizadora dedicou a sua conquista às mulheres que sofrem ou sofreram algum tipo de abuso e daquelas que "se silenciaram pois tinham filhos para sustentar". "Eu quero que todas as meninas que estejam ouvindo isso saibam que um novo dia está no horizonte, e quando este dia chegar, vai ser porque muitas mulheres magníficas e alguns homens ajudando a elas, lutaram!", concluiu Oprah Winfrey num acalorado discurso (veja acima). Num momento constrangedor, entretanto, logo na categoria seguinte, cinco homens disputavam a estatueta na categoria Melhor Direção, fato que não passou despercebido pela apresentadora Natalie Portman. "E os indicados são todos homens", lembrou a estrela de O Profissional e Cisne Negro. Num ano em que as diretoras Patty Jenkins (Mulher-Maravilha), Greta Gerwig (Lady Bird) e Dee Rees (Mudbound) brilharam intensamente, a ausência feminina reforçou um problema evidente, uma sensação de desconforto que - ao menos - foi "amenizada" com o triunfo do carismático (e querido) diretor mexicano Guillermo Del Toro por A Forma da Água. Veja abaixo a lista de indicados nas categorias relacionadas ao cinema e clique aqui para ver a listagem completa no site oficial. 

Melhor Filme de Drama

“Me Chame pelo seu Nome”
“Dunkirk”
“The Post”
“A Forma da Água”
“Três Anúncios Para um Crime” (Vencedor)

Melhor Ator de Drama

Timothée Chalamet, “Me Chame pelo seu Nome”
Daniel Day-Lewis, “Trama Fantasma”
Tom Hanks, “The Post”
Gary Oldman, “O Destino de uma Nação” (Vencedor)
Denzel Washington, “Roman J. Israel, Esq.”

Melhor Atriz de Drama

Jessica Chastain, “A Grande Jogada”
Sally Hawkins, “A Forma Da Água”
Frances McDormand, “Três Anúncios Para um Crime” (Vencedora)
Meryl Streep, “The Post”
Michelle Williams, “Todo Dinheiro do Mundo”

Melhor Filme de Comédia ou Musical

“O Artista do Desastre”
“Corra!”
“O Rei do Show”
“Eu, Tonya”
“Lady Bird” (Vencedor)

Melhor Atriz de Comédia ou Musical

Judi Dench, “Victoria e Abdul”
Margot Robbie, “I, Tonya”
Saoirse Ronan, “Lady Bird” (Vencedora)
Emma Stone, “Batalha dos Sexos”
Helen Mirren, “The Leisure Seeker”

Melhor Diretor

Guillermo del Toro, "A Forma Da Água" (Vencedor)
Martin McDonagh, "Três Anúncios Para um Crime"
Christopher Nolan, "Dunkirk"
Ridley Scott, "Todo Dinheiro do Mundo"
Steven Spielberg, "The Post"

Melhor Canção

"Home” Touro Ferdinando
“Mighty River” Mudbound
“Remember Me” Viva: A Vida é Uma Festa
“The Star”, The Star
“This Is Me” O Rei do Show (Vencedor)

Melhor Filme Estrangeiro

Uma Mulher Fantástica
Primeiro Mataram meu Pai
The Square
Em Pedaços (Vencedor)
Loveless

Melhor Roteiro

A Forma da Água - Guillermo del Toro
A Grande Jogada - Aaron Sorkin
Lady Bird: É Hora de Voar- Greta Gerwig
The Post: A Guerra Secreta - Liz Hannah, Josh Singer
Três Anúncios Para um Crime - Martin McDonagh (Vencedor)

Melhor Atriz Coadjuvante

Mary J. Blige, “Mudbound”
Hong Chau, “Downsizing”
Allison Janney, “Eu, Tonya”
Laurie Metcalf, “Lady Bird”
Octavia Spencer, “A Forma na Água”

Melhor Animação

O Poderoso Chefinho
The Breadwinner
Viva: A Vida É Uma Festa (Vencedor)
Touro Ferdinando
Com Amor, Van Gogh

Melhor Ator de Comédia ou Musical

Steve Carell, "Batalha dos Sexos"
Ansel Elgort, "Em Ritmo de Fuga"
James Franco, "O Artista do Desastre" (Vencedor)
Hugh Jackman, "O Rei do Show"
Daniel Kaluuya, "Corra!"

Melhor Trilha Sonora

A Forma da Água - Alexandre Desplat (Vencedor)
Dunkirk - Hans Zimmer
The Post: A Guerra Secreta - Vários
Trama Fantasma - Jonny Greenwood
Três Anúncios Para um Crime - Carter Burwell

Melhor Ator coadjuvante

Willem Dafoe, “Projeto Flórida”
Armie Hammer, “Me Chame pelo Seu Nome”
Richard Jenkins, “A Forma da Água”
Christopher Plummer, “Todo Dinheiro do Mundo”
Sam Rockwell, “Três Anúncios Para um Crime” (Vencedor)

Nenhum comentário: