domingo, 11 de maio de 2014

Top 10 (Mães no Cinema)

E neste domingo celebramos mais um dia das mães. Uma data especial para todos os filhos e filhas, que acaba se tornando muito pouco para retribuir o carinho e a atenção que elas nos dão ao longo de nossas vidas. O cinema, aliás, costuma sempre explorar com primor a figura materna. São inúmeras as grandes mães dentro da sétima arte, o que só dificulta a realização de qualquer lista sobre o tema. Até por isso, neste Top 10 Cinemaniac vamos reunir nesta lista as personagens maternas mais queridas pelo blog.

10º Mrs. Tutti Bomowski - Pare senão a Mamãe atire (1992)
 

E começamos esta lista com a cativante e proativa Tutti Bomowski (Estelle Getty). Uma senhora que não titubeia em pegar a sua arma e defender o seu filhão policial 'Joe' Bomowski (Sylvester Stallone). Um divertido longa, com uma daquelas mães que não deixa o filho levar desaforo pra casa.

9ª Norma Belvedere - O Filho da Noiva (2002)


Você sabe quando uma mãe é boa pela conduta dos seus filhos. E nesse caso não podemos deixar de fora desta lista a carismática Norma Belverde (Norma Aleandro), uma senhora com Mal de Alzheimer que acabou guiando a sua família durante toda a vida. Incluindo ai o seu filho (Ricardo Darin), um homem que resolve promover o casamento de seus pais após sofre um infarto. 

 8º Elaine Miller - Quase Famosos (2000)


Mãe zelosa, a preocupada Elaine Miller de Quase Famosos é aquela figura materna que sabe bem respeitar os sonhos de seus filhos. Vivida pela ótima Frances McDormand, Elaine opta por deixar o seu filho partir em uma turnê com uma banda de rock. Sem deixar de pedir, claro, para que ele não use drogas.

7º Glória - Glória (1980)


Mãe não é aquela que gera, mas sim que cria. Essa frase resume bem a figura materna vivida por Glória. Interpretada pela excelente Gena Rowlands, Glória é a ex-mulher de um mafioso que acaba se arriscando para salvar a vida de um jovem porto-riquenho. Uma daquelas relações que inicialmente parece não dar certo, mas que acaba revelando um grande vínculo entre os dois.

6ª Helena Pêra - Os Incríveis (2004)


Como toda mãe é uma grande heroína por nos aturar, não podíamos deixar de fora a Srª Incrível. Com voz de Holy Hunter, a Mulher Elástico, ou Helena Pêra para os seus filhos, é uma daquelas mães que divide o seu tempo entre o crime organizado e a sua família. Tudo isso sem perder a paciência.

5ª Mortícia Adams - A Família Adams (1991)



Apesar do seus métodos nada ortodoxos, Mortícia Adams é uma daquelas mães zelosas e carinhosas. Vivida com primor por Anjelica Huston, Mortícia é aquela figura materna que além de cuidar dos seus problemáticos filhos Vandinha (Christina Ricci) e Feiosos (Jimmy Workman), não resiste a uma dança de tango com o seu amoroso marido Gomez (Raúl Julia).

4ª Sarah Connor - O Exterminador do Futuro 1 e 2 (1984 - 1991)



Enquanto algumas mães se dedicam a cuidar da comida de seu filho(a), outras lutam contra androides do futuro para impedir um grande plano contra o seu futuro filho. Esse é o caso de Sarah Connor, uma mulher de força interpretada pela bela Linda Hamilton. Ainda que também pratique uma forma pouco ortodoxa de criar o seu filho na ótima continuação, Connor merece estar na lista só pelo fato de impedir a revolução das máquinas.

3ª Jackie Harrison - Lado a Lado (1998)



Altruísmo é uma característica que sempre acompanha as ótimas mães. Esse, aliás, é o caso de Jackie Harrison, uma mãe em estado de saúde terminal que decide aproximar os seus filhos (Jena Malone e Liam Aikenda nova madrasta (Julia Roberts). Sem dúvidas, um filme tocante e um grande desempenho da ótima Susan Sarandon.

2ª Leigh Anne Tuohy - Um Sonho Possível (2009)



Baseado em uma incrível história real, Sandra Bullock dá vida a incrível Leigh Anne Tuohy, um exemplo de figura materna. Casada, mãe de dois filhos, Leigh é uma daquelas mulheres cheia de atitude. Zelosa com seus filhos, ela acaba se comovendo pela situação do calado Big Mike (Quinton Aaron), um jovem de passado nebuloso que vive sem local definido. Indignada com a situação, Leigh acaba dando abrigo ao garoto e descobre um futuro brilhante para a sua vida. Uma grande atuação de Bullock, que a colocou novamente no caminho dos grandes filmes, lhe rendendo, inclusive, o Oscar como Melhor Atriz.

1ª Mrs Gump - Forest Gump (1995)


Responsável por "criar" uma dos personagens mais adoráveis do cinema, a Mrs Gump vivida por Sally Field é aquele símbolo de figura materna. Além da ótima educação e do carinho dado ao seu filho, o inesquecível Forrest Gump (Tom Hanks), Mrs Gump era capaz de dar grandes ensinamentos. Como esquecer da frase "A vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que vai encontrar". Uma das mais importantes  e queridas mães já apresentadas no cinema. 

Menções Honrosas 

- Beth Cappadora (Michele Pfeifer), Nas Profundezas do Mar sem Fim (1999)



- Christine Collins (Angelina Jolie), A Troca (2008)


- Peg Boggs (Dianne West), Edward Mãos de Tesoura (1991)



- Meg Altman e Kyle Pratt (Jodie Foster), O Quarto do Pânico e Plano de Voo (2002 e 2005)



- Mãe (Patricia Arquette), Boyhood (2014)


- Kate Grant (June Squibb), Nebraska (2013)


- Edna Spalding (Sally Field), Um Lugar no Coração (1984)


- Aurora Greenway (Shirley MacLaine), Laços de Ternura (1982)


- Grace Stewart (Nicole Kidman), Os Outros (2001)

Nenhum comentário: