domingo, 20 de abril de 2014

Top 10 (Easter Egg)

E neste domingo celebramos mais um dia de Páscoa, um importante feriado religioso que marca a ressurreição de Jesus Cristo para os Cristãos. Nesta data, aliás, virou tradição a distribuição dos ovos de páscoa, uma forma de presentear as pessoas mais queridas. O curioso é que o cinema também já se acostumou a distribuir os seus ovos de páscoa. Virou rotina em Hollywood a prática do Easter Egg, aquelas pequenas surpresas preparadas para determinada cena. Momentos que podem até passar despercebido pelo grande público, mas que acabam deliciando os fãs mais perspicazes. E como hoje é o dia de Páscoa, nada melhor que o Cinemaniac reunir dez dos mais originais Easter Eggs (ovos da páscoa em português) revelados nos cinemas. Começando com...

10º - Pac-Man homenageado em Tron (1982)




Lançado em 1982, Tron chamou a atenção por toda a pioneira estética construída. Dirigido por Steven Lisberger, o longa foi um dos primeiros a usar a computação gráfica em sua concepção visual. Ainda que hoje esteja completamente datado, Tron foi um importante passo para o desenvolvimento tecnológico do cinema. Com uma atmosfera futurista, repleto de elementos que hoje se tornaram comuns, um dos momentos mais curiosos fica pela surpreendente aparição do jogo Pac-Man. Lançado em 1980, o arcade se tornou um dos games mais populares de todo mundo. Em uma cena específica, numa espécie de comunicação através de um display virtual, vemos a presença do jogo. Uma inusitada surpresa, que acabou agradando os fãs de Pac-Man, mas que não impediu Tron de ser um fracasso financeiro. 

9º - Pixar se rende a Hayao Miyazaki



Sem dúvida alguma a Pixar é hoje a grande empresa do ramo da animação. Faturando milhões com seus longas, John Lasseter e sua turma se tornaram símbolos de qualidade, conseguindo arrebatar o público com obras como Toy Story, Up, Wall-E e Monstros S.A. A empresa, aliás, é conhecida por utilizar muito os easter-eggs em suas produções. Um dos mais legais, no entanto, foi a bela homenagem a um dos maiores gênios da animação de todos os tempos: o diretor japonês Hayao Miyazaki. Responsável por clássicos como A Viagem de Chihiro, Ponyo, Meu Amigo Totoro, A Princesa Mononoke e O Castelo Animado, Miazaky viu um de seus personagens marcar uma rápida presença em Toy Story 3. Numa determinada cena, enquanto Woody se comunica através de uma rede social, é nítida a presença do personagem Totoro entre os brinquedos. Uma grande homenagem a esse gênio do cinema de animação.

8º - John McLane e Pulp Fiction


Essa é para aqueles fãs mais perspicazes. Em Duro de Matar 3 Bruce Willis e Samuel L.Jackson voltaram a atuar juntos. Em determinado momento, o personagem de Jackson se volta ao detetive John McLane e pergunta o que ele vinha fazendo após os episódios do segundo longa. Ironicamente Willis responde: "estava fumando cigarros e assistindo Captain Kangaroo." Lembrou de alguma coisa? Pois bem, a frase "fumar cigarros assistindo Captain Kangaroo" faz parte da música Flowers On The Wall, que o personagem de Bruce Willis cantava no carro em Pulp Fiction quando atropela Marsellus (Ving Himes). Uma bela homenagem dos realizadores de Duro de Matar 3 à Quentin Tarantino e o seu Pulp Ficiton.

7º Homenagem a Pulp Fiction (parte 2)



Pulp Fiction é um dos filmes mais cultuados de todos os tempos. Não é por menos que uma série de outros longas, sem qualquer ligação com o trabalho de Tarantino, seguem lembrando deste clássico da década de 1990. O mais recente foi Capitão América 2 - O Soldado Invernal. Sem revelar qualquer spoiller, numa determinada cena aparece uma frase fazendo menção ao personagem vivido por Nick Fury (Samuel L. Jackson). Nela aparece o versículo da Bíblia "O caminho do homem justo: Ezequiel 25: 17". Passagem bíblica que foi citada por Samuel L. Jackson (Jules) em Pulp Fiction. Mais um dos criativos easter eggs da Marvel, que sinceramente eu não consegui captar na hora do filme.

6º - O hambúrguer da salvação em Homem de Ferro



Essa é sensacional. Em Homem de Ferro (2008), após voltar do sequestro onde desenvolveu a sua primeira armadura, Tony Stark (Robert Downey Jr) vê a sua vida mudar enquanto come um hambúrguer. No momento em que ele dá uma mordida no seu lanche, Stark acaba refletindo sobre sua vida e deixa de produzir armas para investir na sua tecnologia. A grande curiosidade é que essa cena foi um pedido especial de Robert Downey Jr. Isso porque alguns anos antes, o próprio ator passou por essa situação. Entregue as drogas e a vida desregrada, Downey Jr teve esse mesmo momento de mudança ao comer um hambúrguer do Burger King. Em entrevista na época do lançamento do longa, Robert Downey Jr garantiu que o fast food mudou a sua vida. "Eu tenho que agradecer ao Burger King. (...) Eu pedi um hambúrguer tão repugnante, com um refrigerante grande, e senti que algo de realmente ruim estava para acontecer." Esse hambúrguer acabou fazendo com que Downey Jr deixasse de lado todo o vício em medicamentos e drogas, procurasse a reabilitação e começasse de novo. Curiosamente, ou não, Homem de Ferro deu novamente o status de astro a Robert Downey Jr, que acabou adotando um pouco da personalidade de Tony Stark em suas aparições públicas. Sinceramente, já não sei distinguir mais Robert Downey Jr de Tony Stark. 

5º - Sam Raimi e o seu coadjuvante de luxo



Todo mundo que conhece a carreira de Sam Raimi sabe que o ator Bruce Campbell é um frequente colaborador de seus filmes. Além de ter estrelado a trilogia Uma Noite Alucinante, Bruce teve aparições especiais em boa parte dos longas conduzidos por Raimi, incluindo a trilogia Homem Aranha, Oz - Mágico e Poderoso e Rápida e Mortal. No entanto, poucos sabem que o grande easter egg de Sam Raimi é o carro Oldsmobile Delta 88 (1973). Grande "colaborador" de seus longas, ele está presente na trilogia Evil Dead, é o carro do tio Ben em Homem Aranha, está presente também em Arreste-me para o Inferno, como o automóvel da Velha Cigana, em Darkman, e até mesmo no faroeste Rápida e Mortal. Na verdade, o motivo de todo o fanatismo pelo carro é muito simples. Além de ter sido o primeiro veículo de Raimi, ele foi uma herança do pai. Reza a lenda, no entanto, que o diretor teria tido a sua primeira experiência sexual dentro deste veículo. Independente dos motivos, o Oldsmobile Delta 88 é o grande easter egg da carreira de Raimi. Por tanto, ao assistir um filme do diretor, fique bem atento. 

4º Clube da Luta e os copos de Starbucks




Um dos longas mais cultuados da carreira de David Fincher, Clube da Luta tem um dos mais originais e pertinentes easter eggs do cinema. Fazendo uma crítica a sociedade atual, o longa ficou marcado por personagens instáveis e excelentes viradas na trama. No entanto, um detalhe quase passa despercebido. Em todas as cenas, mas todas mesmo, aparece ou um copo do Starbucks ou um personagem bebendo café. Essa foi a forma que Fincher escolheu para criticar o consumismo e explicar um pouco da postura "surtada" de seus personagens. 

3º - Os Infiltrados e a marca da morte




Em homenagem ao clássico Scarface (1932), Martin Scorsese resolveu por em prática um dos mais elaborados e bem sucedidos easter eggs do cinema. Na verdade, Scorsese determinou a marca da morte de seus personagens. Sempre que você ver um grande X em cena, pode esperar a morte do personagem mais próximo a ele. O detalhe é que Scorsese mostra toda a sua perspicácia para construir essas cenas sem deixar transparecer. O X então aparece das formas mais variadas e veladas possíveis. Uma sacada de gênio que foi muito bem explorada por Martin Scorsese.

2º Pixar - O Rei dos easter-eggs


Todo mundo sabe que a Pixar é o rei dos easter eggs. Em boa parte de seus filmes existe sempre uma curiosa surpresa, quase sempre fazendo referência ao seu próprio universo. Uma das mais interessantes é a presença frequente do "termo" A113, número da turma que acabou revelando grandes nomes da animação atual, incluindo John Lasseter, Andrew Stanton, Brad Bird e Pete Docter. O easter-egg mais impressionante, porém, é o presente no longa Valente. Na verdade, é de conhecimento geral a existência da Teoria da Pixar. Uma "possível" linha narrativa que uniria todos os longas da Pixar. Confesso ter relutado bastante em acreditar nesse fato, mas o easter egg de Valente me deixou com a pulga atrás da orelha. Em determinada cena na cabana da bruxa, podemos perceber a presença de uma madeira. Nela, está entalhada a figura de Sully, um dos amigos da pequena Boo em Monstros S.A.


Até ai tudo bem. A questão é que essa "bruxa" tem o poder de se teletransportar através de portas, mesmo meio utilizado por Sully e sua turma em Monstros S.A. Em cima desses dois fatos, segundo a Teoria Pixar, a bruxa velha seria nada mais, nada menos, do que a pequena Boo. E que ela voltou no tempo, através das portas mágicas, para pegar a mágica das chamas e reencontrar o amigo Sully, inciando assim toda a teoria Pixar.  Uma teoria surtada, eu sei, mas que tem certa dose de fundamento. 

1º  Alfred Hitchicock x Stan lee

E encabeçam a nossa lista dois dos grandes mestres dos easter eggs. Começando com Alfred Hithcock, um dos melhores diretores de todos os tempos. Além de gênio na arte da direção, vide clássicos como Psicose, Os Pássaros, Janela Indiscreta e Um Corpo que Cai, o realizador inglês acabou deixando um legado de participações especiais em seus longas. Uma das missões em suas obras era encontrar as participações do diretor, geralmente breves e sutis.


E quem seguiu a risca a cartilha de Alfred Hichicock foi uma das grandes mentes por tráz da Marvel, o escritor e produtor Stan Lee. Responsável por grande parte dos mais famosos personagens das HQs, ao lado de Jack Kirby, Lee se tornou uma figurinha carimbada em boa parte dos filmes baseados em suas criaturas. Com uma participação maior que o diretor inglês nas cenas, Stan Lee geralmente aparece em momentos inusitados, em cenas quase sempre impagáveis. No vídeo abaixo, uma copilação das melhores participações de Stan Lee comprova o que estou falando.

Menções Honrosas

- Mais uma de Capitão América 2


Esse é um easter egg previsto para os principais país exibidores. Em um determinado momento, Steve Rogers saca uma lista com alguns assuntos e temas que ele acabou perdendo enquanto esteve congelado. Na lista brasileira, Xuxa,  Chaves, Ayrton Senna e Mamonas Assassinas estão na lista do Capitão América.

- Indiana Jones\Han Solo e o clube Obi Wan


Uma das estrelas de Star Wars, Harrison Ford esteve também a frente de toda franquia Indiana Jones. Em uma determinada cena, no entanto, o diretor Steve Spielberg resolveu unir as duas franquias. A foto acima deixa bem claro isso.

- Steven Spielberg a frente das câmeras ?

Grande mente por tras do clássico E.T, o diretor Steven Spielberg não se contentou em ser apenas em comandar o longa. Numa determinada cena, quando o simpático alienígena sofre uma parada cardíaca, Spielberg é um dos médicos que o socorrem.

Um comentário:

Anônimo disse...

The portugee economy is in the toilet, and droves of it's citizens are fleeing to neighboring Spain to work just to put food on the table! Those who don't go to Spain are swimming, or jumping on bannana boats to go to Angola or Mozambique just to sell their body for cod to feed their families. The slightly better off portugee are flying to Brasil to live in a favela that is much better than the poor, decrepid conditions they live in now; at least here they can eat.

The portugee are an ignorant bunch stuck in a mental time-warp that only focus on a national soccer team that has never won a single Euro or World Cup and "how" good things were in the distant past rather than focusing on their now deteriorated, non-existant economy, and how bad things really are today.

This is "why" they can't seem to see the log stuck in their eyes but see the splinters in everybody elses eyes. I do find it ironic that they are racist toward Spain, Angola, Mozambique and Brazil only to later go look for a better life in these countries!!

-------------------------------------

informacion do putugal?

HTTP://PEDROMILLAN.BLOGSPOT.COM/

*portugal is a shit country! DO NOT VISIT PORTUGAL! Those people are anti-Spanish and Brazilian, Mozambican and Angolan Racists!