domingo, 23 de março de 2014

Top 10 ("Bromance" no Cinema)

E neste fim de semana chegou aos cinemas Namoro ou Liberdade, mais um longa que aposta no gênero "bromance", ou seja, na relação afetiva entre amigos. Uma  fórmula, diga-se de passagem, cada vez mais rentável, já que com o declínio das comédias românticas tradicionais, o "bromance" conquistou muitos fãs. O curioso, no entanto, é que apesar desse subgênero ter recebido essa nomenclatura nos últimos anos, o cinema sempre explorou com êxito a relação de amizade entre homens. Por isso, neste Top 10 Cinemaniac, vamos lembrar de alguns dos "casais" mais importantes dentro do "bromance". E começamos com...

10º Shaun e Pete - Todo Mundo Quase Morto (2004)


"Uma amizade que ultrapassa a barreira da vida. A dupla Shaun e Pete, vivida por Nick Frost e Simon Pegg, abre essa lista graças a excelente parceria em Todo Mundo Quase Morto. Os dois, no entanto, não só sobreviveram ao apocalipse zumbi juntos. Apareceram ainda em Chumbo Grosso e Heróis de Ressaca."

9º Wayne e Garth - Quanto Mais Idiota Melhor (1992)


"Unidos pelo Rock'N Roll, Wayne (Mike Myers) e Garth (Dana Carvey) são aqueles amigos quase que inseparáveis. Apaixonados pela música e pelo programa Wayne's World, os dois protagonistas de Quanto Mais Idiota Melhor são um dos melhores exemplos do "bromance". Até por isso, o longa ganhou uma continuação no ano de 1993."

8º Woody e Buzz -  Trilogia Toy Story


"Eles iniciaram a relação com certa birra, é verdade, mas não demorou muito para Woody e Buzz se tornarem dois grandes amigos. Apesar da diferença nítida entre eles, os dois se uniram em muitas aventuras, seja contra um destrutivo vizinho, seja contra um surtado colecionador de brinquedos, ou então contra um tirano urso rosa. O épico final dessa trilogia - que levou milhares de marmanjos às lágrimas - é a maior prova de amizade entre Woody e Buzz. "

7º Phil, Stu, Doug e Alan - Se beber, Não Case (2009)


"Talvez a mais surpreendente comédia das últimas décadas, a trilogia Se Beber, Não Case mostrou para o mundo que não é nenhuma bebedeira que vai afastar os amigos. Phil (Bradley Cooper), Stu (Ed Helms), Doug (Justin Bartha) e Alan (Zach Galifianakis), sem dúvidas, são um dos mais improváveis quarteto de amigos. "

6º Butch Cassidy e "The Sundance Kid" - Butch Cassidy (1969)


"Um dos maiores bromances da história, Butch (Paul Newman) e Sundance (Robert Redford) mostraram em Butch Cassidy que uma amizade pode superar tudo. Desde bandidos à um amor em comum. Newman e Redford, aliás, se tornaram grandes amigos fora das telas. A dupla se tornou um grande símbolo da amizade entre atores em Hollywood."

5º Seth e Evan - Superbad (2007)


"Levando para as telas a grande amizade da vida real entre o ator Seth Rogen e o roteirista Evan Goldberg, Superbad nos apresentou os jovens Seth (Jonah Hill) e Evan (Michael Cera). Dois amigos de infância que terão de se separar ao concluir o Ensino Médio. É ai que eles resolvem curtir uma última e improvável noitada juntos, comprovando ainda mais o valor da amizade entre os dois. "

4º Roger e Martin - Quadrilogia Máquina Mortífera 


"Nem uma bomba em uma privada pode separar esse dois. A improvável dupla de policias Martin (Mel Gibson) e Roger (Danny Glover) é o grande exemplo de como os opostos se atraem. Enquanto Martin é um policial que vive no limite, não gosta de ter parceiros e quase sempre age sem pensar, Roger é aquele cara experiente, tranquilo, que só que conseguir sobreviver aos últimos dias antes de sua aposentadoria. A parceria dos dois, no entanto, rendeu quatro filmes e se tornou um dos grandes clássicos do cinema de ação da década de 1980."

3º Harry e Lloyd - Debi e Loide (1995)


"Me alegro muito ao saber que ainda nesse ano veremos novamente Debi e Loide em ação. Um dos "bromances" mais estúpidos já produzidos, o longa estrelado por Jim Carrey e Jeff Daniels é, ainda hoje, uma das comédias mais divertidas das últimas décadas. Primeiro longa dos irmãos Farrelly, Debi e Loide provou que uma grande amizade pode superar, até mesmo, a idiotice completa. "

2º Sam e Frodo -  Trilogia O Senhor dos Anéis


"Uma das maiores trilogias já concebidas, tem também um dos mais importantes bromances da história. A amizade entre Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin) deu provas que um amigo de verdade vai até o fundo de um vulcão para te salvar. "

1º Felix e Oscar - Um Estranho Casal (1968)


"Uma das maiores parcerias dentro e fora do cinema, Felix e Oscar acabaram se tornando um dos pioneiros dentro do "bromance". Amigos dentro e fora das telas, Jack Lemon e Walter Matthau se tornaram colaboradores recorrentes. A dupla protagonizou ainda uma continuação, que no Brasil foi chamada de Meu Pior Inimigo, e estrelou também Dois Velhos Rabugentos e Dois Velhos Mais Rabugentos. No entanto, apesar da fórmula idêntica, nesses dois últimos filmes os personagens eram John e Max. " 

Menções Honrosas 

Will e Chuckie - Gênio Indomável (1997)


"Mais uma das parcerias que extrapolou as telas e ganhou a vida real."

John e Ted - Ted (2012)


"Tem amizades que duram a vida toda."

- Kirk e Spock - Star Trek (2009)


"Uma amizade das séries, que também já se faz presente dentro dos cinemas."

Peter e Sydney - Eu te amo Cara (2009)

"Um dos primeiros filmes a se assumir como bromance"

Sherlock e Watson - Sherlock Holmes (2009)



"Dos livros para as séries, das séries para o cinema".

Nenhum comentário: