domingo, 16 de fevereiro de 2014

Top 10 (As "Velhinhas" mais carismáticas do Cinema)


E neste fim de semana chegaram aos cinemas dois longas-metragens que tem bastante em comum. Os dois foram indicados ao Oscar de Melhor Filme, suas protagonistas também brigam por prêmios, e elas interpretam duas "velhinhas" extremamente carismáticas. Se você pensou em Philomena e Nebraska, sua resposta está completamente certa. Trazendo grandes atuações de Judy Dench, indicada ao Oscar na categoria Melhor Filme, e a incrível June Squibb, indicada como Melhor Atriz Coadjuvante, os dois longas são muito bem concebidos, e juntos de Ela são as grandes estreias deste fim de semana. Em homenagem a esses dois excelentes desempenhos, essa semana o Top 10 Cinemaniac vai reunir dez personagens "velhinhas", daquelas bem legais e carismáticas. Confira abaixo o nosso Top 10 - As "velhinhas" mais Carismáticas do Cinema. 


10ª Mrs. Tutti Bomowski (Estelle Getty) - Pare senão a mamãe atira (1992)
"Essa pode ser considerada a "velhinha" mais bad-ass do cinema. Como se não bastasse ser mãe de Sylvester Stallone, ela não se intimidava e adorava sacar o seu grande revólver para defender o seu "filhinho". Vivida por Estelle Getty, que se consagrou através das séries de TV, a personagem é realmente hilária e acabou marcando este clássico da Sessão da Tarde. O detalhe é que Sly, publicamente, já afirmou que este é o pior filme de sua carreira. Sinceramente, pior que Alta Velocidade ele não é."

9ª  Elise Rainier (Lin Shaye) - Sobrenatural Parte 1 e 2 (2010 - 2013)
"Mudando um pouco de rumo, além de carismática a nossa nona colocada também é daquelas que não teme qualquer coisa. A medium Elise, muito bem interpretada por Lin Shaye, acaba sendo peça importante na trama desses dois interessantes longas do diretor James Wan (Jogos Mortais). Ao lado de seus dois atrapalhados assistentes, Elise impressiona pela tranquilidade nos momentos mais complicados. "

8ª Rose Dawson (Gloria Stuart) - Titanic (1997)

"Deixando de lado as "velhinhas" mais valentonas, o nosso oitavo lugar ficou para a inesquecível Rose Dawson vivida pela experiente Gloria Stewart. Com uma personagem carismática e romântica, cabe a idosa narrar todos os acontecimentos por trás do naufrágio do Titanic. Como esquecer daquela cena final, onde em posse do diamante Coração do Oceano, ela acaba o jogando ao mar. Um desempenho excelente desta atriz centenária, que faleceu em 2010 aos 100 anos."

7ª Miss Sue (Kathy Bates) - Um Sonho Possível (2009)



"Uma professora nada peculiar, Miss Sue é uma daquelas personagens que acaba roubando a cena em qualquer filme. Vivida com brilhantismo por Kathy Bates, a professora particular fanática por futebol americano é uma das melhores coisas do elogiado Um Sonho Possível. Uma interpretação marcante e extremamente divertida, que dá a personagem a sétima colocação entre as "velhinhas" mais carismáticas do cinema."

6ª  Missus Walters (Sissy Spacek) - Histórias Cruzadas (2011)
"Mãe de uma intragável e preconceituosa personagem, Missus Walters é a prova viva que nem sempre "filho de peixe, peixinho é". Enquanto sua filha, muito bem vivida por Bryce Dallas Howard, é altamente racista e egoísta, Walters é cheia de personalidade e carisma. Apesar dos problemas com o Alzheimer, a personagem destila seu humor ao longo do filme, com excelentes cenas. Uma expressiva atuação desta que, sem dúvida alguma, é uma das grandes atrizes do cinema mundial."

5ª Annie (Betty White) - A Proposta (2009)
"Uma das melhores comédias-românticas dos últimos anos não poderia deixar de ter uma carismática idosa. Contando com o incrível desempenho de Betty White, a vovó Annie é uma daquelas personagens que não precisa de muito para conquistar o espectador. Uma espécie de cúpido da terceira idade, que buscar unir o seu neto Ryan Reinolds à chefe autoritária vivida por Sandra Bullock. Sem dúvida alguma, uma das personagens mais engraçadas desta lista."

4ª Tangina (Zelda Rubinstein) - Poltergeist: O Fenômeno (1982)
"Por falar em idosas "bad-ass", não poderíamos esquecer - logicamente - da paranormal Tangina de Poltergeist: O Fenômeno. Salvadora da pátria deste clássico filme de terror, a personagem baixinha e de aparência inofensiva acaba sendo a arma da família Freeling contra os espíritos que sequestraram a sua filha. Vivida com brilhantismo por Zelda Rubinstein, esta personagem acabou marcando a carreira da atriz. Ela, inclusive, voltou a atuar em outros três filmes da série e se tornou figurinha carimbada em filmes do gênero."

3ª Miss Daisy (Jessica Tandy) - Conduzindo Miss Daisy (1990)
"Apesar da aparência pouco amistosa, e de suas primeiras atitudes também deixarem essa impressão, Miss Daisy é uma das personagens idosas mais marcantes da história do cinema. Após sofrer um pequeno acidente com o seu carro, Daisy é impedida por seu filho de voltar a dirigir. Para isso, ele contrata um motorista negro vivido por Morgam Freeman. Apesar de inicialmente não se mostrar satisfeita com esta situação, Daisy acaba criando uma grande relação de amizade com o seu motorista. Ainda que seja um pouco ranzinza em alguns momentos, Daisy acaba compensando com seu carisma e espontaneidade. Alias, é impossível ficar com raiva de Jessica Tandy. Vale destacar que Conduzindo Miss Daisy ganhou o Oscar de Melhor Filme e Tandy levou também a estatueta como Melhor Atriz."

 2ª Alma Finley e Faye Riley (Jessica Tandy) - Cocoon e Cocoon: O Retorno (1985-1988) e O Milagre veio do Espaço (1987)
"Três dos grandes clássicos da Sessão da Tarde, Cocoon, Cocoon: O Retorno e O Milagre Veio do espaço não poderiam ficar de fora desta lista. Protagonizados por Jessica Tandy, os três filmes destacam aquela avó que todo mundo gostaria de ter. Nos dois Cocoon's, Tandy vive Alma, que ao lado de um grupo de idosos acaba descobrindo uma inusitada fonte da juventude. Com fôlego de sobra, os idosos passam a aproveitar melhor o seu dia-a-dia, até descobrirem que essa fonte da juventude é uma espécie de casulo especial para seres de outras galaxias. Já em O Milagre Veio do Espaço, Tandy é Faye, uma senhora ameaçada de ser despejada. Sem condições de luta contra um inescrupuloso corretor de imóveis, ela e seu marido acabam contando com a ajuda de pequenas e poderosas criaturas do espaço. Três trabalhos que fazem parte da memória afetiva de qualquer pessoa que nasceu na década de 1980."

1ª Professora Minerva McGonagall (Maggie Smith) - Franquia Harry Potter (2001-2011)
"E Jessica Tandy só não levou essa porque no caminho dela apareceu a inesquecível Professora Minerva McGonagall. Uma das grandes mentoras de Harry Potter, apesar de sua aparência sisuda, Minerva sempre foi extremamente doce e gentil com o bruxinho e sua turma. Braço direito do diretor Dumbledore, a professora acabou se tornando uma das mais marcantes personagens da série e só popularizou o talento da experiente Maggie Smith. Vale destacar que mesmo aos 79 anos a atriz segue em plena atividade, protagonizando filmes e séries. Ela, inclusive, quase esteve na lista em outra posição, por seu desempenho no elogiado O Exótico Hotel Marigold."

Menções Honrosas

- Norma Belvedere (Norma Alejandro) - O Filho da Noiva (2001)
"Um dos meus filmes prediletos. Carisma puro de todos os protagonistas, incluindo o desempenho de Norma Alejandro."

- Elsa (China Zorrilla) - Elsa e Fred (2006)
"Um filme revigorante."

- A Moça dos Pombos (Brenda Fricker) - Esqueceram de Mim 2 (1992)
"A ajuda pode aparecer dos lugares mais improváveis."

- Vovó Adams (Judith Malina) - A Família Adams (1991)
"Os Adams vem ai..."

Um comentário:

Anônimo disse...

Esqueceram da velhinha simpática e pilantra, Mrs. Conelly, vivida pela atriz britânica Eileen Essell, na comédia "Duplex".