domingo, 9 de maio de 2010

Top 10 (Vingança)

A vingança é um dos piores sentimentos que o ser humano pode ter. Mas não podemos negar que o cinema sempre a utilizou muito bem. Apesar de todo o aspecto negativo, o tema sempre foi muito bem abordado no cinema, produzindo intensas e grandiosas obras cinematográficas. Por pior que seja a vingança, quando bem justificada, o espectador compra a ideia, ultrapassando os seus próprios sentimentos, com o único intuito de fazer justiça, com as próprias mãos. Entre os filmes selecionados, veremos todos os tipos de vingança, desde as mais sutis, até aquelas que arrebataram o público. Claro, que como apenas 10 filmes foram escolhidos, algumas obras significativas ficaram de fora. Por isso deixe sua opinião, sua crítica, seu elogio. Vamos então conhecer os dez melhores filmes de vingança !!!!!!


10º Lugar (Chamas da Vingança - 2004)

"Em uma das melhores atuações de Denzel Washington, Chamas da Vingança é o filme ideal para abrir este Top 10 Vingança. Imagine você a história de um homem que já não tinha mais motivos para viver. Após uma tentativa de suicídio frustrada, ele encontra em uma pequena garotinha, para a qual fazia segurança particular no México, um motivo para voltar a sorrir. Quando tudo começava a melhorar, e sua vida voltava a fazer sentido, um sequestro seguido de uma frustada tentativa de resgate muda novamente a sua rotina. Sem motivos para viver, o homem parte com toda sua fúria para vingar aquela que se tornará o seu grande motivo de viver. Com direção de Tony Scott, ótima fotografia e um excelente elenco, que conta também com ótimas atuações de Dakotta Faning, Mickey Rourke, Radha Mitchell e Christopher Walken, Chamas da Vingança merece a honra de ocupar a décima posição entre as melhore vinganças do cinema.


9º Lugar (O Atirador - 2007)

"Um dos mais intensos filmes ação realizados nesta década, O Atirador mostra também uma das mais frias vinganças realizadas nos últimos anos. Com direção de Antoine Fuqua e a presença de Mark Wahlberg no elenco, o longa conta a história de um ex-atirador de elite, que aceita como última missão proteger a vida do presidente, que está em risco. Como um bom patriota, o atirador aceita a missão, sem saber que se trata de uma armação. Perseguido por todo o país, o ex-soldado parte atrás dos responsáveis pelo golpe, em busca de vingança. Diferente da grande maioria dos filmes do gênero, O Atirador foge do lugar comum. Com ótimas cenas, um roteiro bem conduzido e uma frieza realmente condizente ao tema, O Atirador é talvez a maior surpresa desta lista. Não deixem de assistir."


8º Lugar (O Conde de Monte Cristo - 2002)

"A Vingança é um prato que se come frio. Se esta frase simbolizasse um filme, este seria O Conde de Monte Cristo. Baseado na célebre obra de Alexandre Dumas, o longa dirigido por Kevin Reynolds consegue recriar bem o clima de vingança descrito no livro. Contando a história de Edmond Dantes, o filme narra a vida de um jovem 2º imediato que após a doença do capitão de seu barco, assume o comando junto de seu fiel amigo Fernand Mondego. Após assumir a culpa em um pequeno deslize cometido em sua viagem, Dantes ganha o respeito de Marselha Morell, responsável pela companhia de navegação, que o nomeia capitão do navio Pharaon. Empolgado com a sua efetivação, Dantes não esperava que seu melhor amigo, tramasse pela suas costas a sua prisão, por ter aceito uma carta do perseguido ex-imperador Napoleão Bonaparte. Condenado por traição, Dante vê seus sonhos virarem pesadelos, quando é preso e enviado a um forte onde a fuga era praticamente impossível. Alimentando o desejo de vingança, Dantes passa a ter como grande objetivo a fuga e luta, durante seguidos anos, na tentativa de recuperar tudo o que lhe foi tirado. Com grandes atuações de Guy Pearce e Jim Caviezel, numa excelente adaptação da obra de Dumas, O Conde de Monte Cristo demonstra com fidelidade, como a vingança consome uma pessoa. Até por isto figura na oitava posição entre os melhores filmes de vingança já realizados."


7º Lugar (Mad Max - 1979)

"Responsável por lançar o então desconhecido Mel Gibson, Mad Max representa um dos filmes de vingança mais cult já realizados. Dirigido por George Miller, o longa pós-apocalíptico mostra uma sociedade repleta de arruaceiros e baderneiros que deixam um rastro de destruição por onde passam. Mel Gibson era Max, um dos pouco policias que patrulhavam as estradas a fim de terminar com a ação destas violentas gangues. Em uma de suas incursões, Max acaba prendendo um membro de uma perigosa gangue. Ao saber do fato, a gangue resolve ataca-los, matando o seu parceiro e ameaçando os seus familiares mais próximos. Enfurecido com tamanha impotência da policia, que nada pode fazer para impedir a tragédia, Max parte em uma enfurecida tentativa de fazer justiça com as suas próprias mãos. Considerado um dos filmes mais cult's já realizados, Mad Max, tem ação de excelente qualidade, apesar do pouco investimento do longa. Dentre as muitas curiosidades que cercam o longa, o filme é considerado um dos mais lucrativos da história do cinema. Com custo de apenas 400 mil dólares, o longa faturou mais de 100 milhões de dólares, mostrando que o tema vingança, quando bem abordado, permite uma alta lucratividade".


6º Lugar (O Corvo - 1994)

"Considerado um dos filmes mais gore já realizados, O Corvo é também um dos melhores filmes de vingança produzidos. Dirigido por Alex Proyas, com Brandon Lee no elenco, o filme mostra o quanto o desejo de vingança permanece vivo na alma das pessoas, mesmo depois de sua morte. Baseado nas histórias em quadrinhos de James O'Barr, o filme mostra uma sociedade imersa no caos, aonde a violência toma números caóticos. Em meio a toda esta violência, o casal Eric e Anabella levavam uma vida normal, até que uma gangue invade o apartamento deles e os matam. Um ano depois, um vingativo Eric renasce e com a ajuda de um corvo, parte na busca de vingar a sua amada. Com uma clima realmente Dark, o filme só tem uma tomada diurna, o longa é uma das obras mais empolgantes que já vi. Misturando ação à uma boa trama, o filme foi também o último, e melhor, trabalho de Brandon Lee, que morreu tragicamente durante as filmagens do longa. Grande obra que figura na sexta posição entre as melhores vinganças do cinema."

5º Lugar (Gladiador - 2000)

"Um dos meus filmes prediletos não poderia estra de fora desta lista. Dirigido por Ridley Scott, Gladiador é mais uma daquelas impressionantes e bem contadas histórias de vingança. Com grande atuação de Russel Crowe o longa conta a história do capitão Maximus, o mais fiel comandante do imperador Marcus Aurelius. Com a sua morte eminente, o Imperador deixa claro que Marcus deveria assumir o trono, frustrando os planos de seu filho Commodus. Antes de deixar que o desejo de seu pai se espalhasse em toda Roma, Commodus mata o seu pai e manda exterminarem Maximus e a sua família. Por um acaso do destino Maximus consegue escapar, mas acaba presenciando a morte de sua esposa e filho. Caçado por toda Roma, agora governada por Commodus, Maximus parte em busca de vingança assumindo as vestimentas de um poderoso Gladiador. Com ótima direção de Scott, e excelentes atuações de todo o elenco, especialmente Joaquin Phoenix e Djimoun Hounson, Gladiador é um dos mais grandiosos fiolmes já realizados. Repleto de momentos inesquecíveis, pelo menos para mim, o filme figura na quinta posição entra as maiores vinganças já realizadas."


4º Lugar (Carrie - A Estranha - 1976)

"Um dos filmes mais polêmicos já realizados não poderia ficar de fora desta lista. Quem nunca foi alvo de chacotas dos alunos populares do colégio. Hoje conhecido como buylling, estas provocações feitas aqueles alunos mais diferentes sempre estiveram presentes em Hollywood. E uma das maiores vinganças, contra estas atitudes, aconteceu em Carrie - A Estranha. Dirigido por Brian de Palma, baseado em obra do mestre do terror Stephen King, o longa conta a história da jovem Carrie. Um menina isolada do mundo graças ao comportamento de sua mãe, uma fanática religiosa e repressora. Carrie passa a ser zoada pelas colegas, após o dia em que ao tomar banho, a jovem pensa está morrendo, quando na verdade estava tendo sua primeira menstruação. Sentindo que tinham pegado pesado demais com a jovem, alguns alunos se solidarizam com ela e a chamam para o baile da escola. Porém outros queria ir além. E só ai que eles conhecerão os verdadeiros poderes por traz da pacata e tímida jovem. Com grande atuação de Sissi Spacek, Amy Irving, Piper Laurie e do jovem Jon Travolta, Carrie mostra uma das maiores vinganças já vistas no cinema. Mesmo com toda a evolução tecnológica, os efeitos demonstrados no longa são tão reais, que até os dias de hoje ainda chocam o espectador. Não deixem de assistir a esta grande obra."


3º Lugar (O Gosto da Vingança - 2003)

"Muitos devem pensar porque Old Boy não está nesta lista. A resposta é porque o meu filme de vingança coreano predileto é O Gosto da Vingança. Dirigido por Ji-wonn Kim, o longa consegue mostra com fidelidade toda a frieza presente em uma Vingança. O que mais impressionou neste filme, foi a atuação do protagonista Byung-hun Lee. Com uma expressão praticamente inalterada durante todo o longa, a atuação dele transforma o longa em uma grande obra. O Gosto da Vingança conta a história de Sun Woo um homem de confiança do chefe da máfia local. Sua nova missão era vigiar a jovem namorada do chefe para descobrir se ela tem um amante e, se confirmado, assassinar o casal. Quando ele finalmente encontra a garota com outro homem, ao invés de matá-los, Sun-woo resolve ajudar os dois a fugir do mafioso, em uma atitude inesperada e incoerente com sua reputação de assassino frio. Inconformado com a traição, o poderoso chefa manda matar Sun-woo, que reage com uma vingança sangrenta e brutal. Enfim pela fama entre os filmes coreanos, OldBoy deveria está na terceira posição. Mas pela minha opinião, vence O Gosto da Vingança."


2º Lugar (Ben Hur - 1959)

"Falar de vingança no cinema e não citar o clássico Ben Hur seria uma heresia minha. Um dos mais grandiosos e imponentes clássicos que o cinema já fez, vencedor de 11 Oscars, Ben Hur conta a história de Judah, um rico mercador judeu. Mas, com o retorno de um amigo da juventude, que agora é o chefe das legiões romanas na cidade, um desentendimento devido a visões políticas divergentes faz com Judah seja condenado a viver como escravo em uma galera romana. Agora escravo, Judah parecia ter pedido tudo, até que o destino reserve uma oportunidade de vingança que ninguém poderia imaginar. Com um elenco grandioso, encabeçado por Chalton Heston e Stephen Boyd, tomadas sensacionais e cenas inesquecíveis, Ben Hur se tornou um dos grandes clássicos da história do cinema e talvez o primeiro filme a ter a vingança, como grande tema. Até por isto ele recebe a medalha de prata entre as maiores vinganças que o cinema já viu."



1º Lugar (V de Vingança - 2006)

"Simplesmente um dos meus filmes prediletos, V de Vingança merece receber o título de maior vingança que o cinema já viu. Empolgante do início ao fim, a sensação que fica ao final do filme é de justiça feita e ponto final. Com visual excelente, ótima trilha sonora e uma grande atuação de Hugo Weaving e Natalie Portman, o filme mostra bem o quão cruel foram as ditaduras militares. Matando inocentes sem qualquer tipo de julgamento, o personagem de V faz aquilo que todos gostariam de ter feito em uma ditadura. De maneira genial, o filme destaca todo o desenrolar do plano de V na tentativa de por um fim a ditadura, por mais improvável que possa parecer. Com um excelente ritmo, e ótima trama, V de Vingança se torna um filme praticamente irresistível. Um dos melhores já realizados nesta década. Por toda a grandiosidade do plano e pelo resultado final do longa, V de Vingança merece o título de melhor filme de Vingança já feito."


Menções Honrosas

Kill Bill (Vol 1 e 2), A Vingança dos Nerds, Quatro Irmãos, Mosieur Verdoux, O Fantasma da Opera, Desejo de Matar.

8 comentários:

Bruno Cunha disse...

V for Vendetta é fabuloso e também é um dos meus filmes predilectos.

Abraço
Cinema as my World

Cristiano Contreiras disse...

Gladiador disparado, pra mim! rs

Mateus Souza disse...

Kill Bill e Oldboy, para mim. Não estão presentes, mas foram citados, hehe.


Abraço.

thicarvalho disse...

Concordo plenamente Nekas. Tb é um dos meud filmes prediletos, com toda a certeza. Abraços Bruno.

Cristiano adoro imensamente Gladiador. É aquele filme que já perdi as contas as vezes q o assisti. Acho tudo nele brilhante. Se fizesse uma lista dois 20 melhores filmes q já vi, eles estaria nela. Grande abraço e mais uma vez valeu pela visita.

Realmente Mateus, fazer uma lista de filmes sobre viongança e não cita-los seria um equivoco de minha parte. Com relação a Kill Bill acho um filme no mínimo interessante, como quase todos de taratino. Mas tb mto fantasioso, o q não me agrada. Em contra partida, pelo pouco q vi de OldBoy, a situação já é completamente inversa. O filme choca pela realidade apresentada. Porém como o não vi por inteiro, preferi o deixar de fora. Aliás, o tb coreano Gosto da Vingança é excelente. Se não viu, assista. Grande abraço e valeu pela visita.

Anônimo disse...

Xeque-Mate também é muito bom.

Maria Vi disse...

só faltou O Profissional, com a vingança da Mathilda, que é um dos meus filmes preferidos.

Gustavo disse...

Mad Max=foda

J disse...

Concordo com boa parte da lista, mas KB vol.1 pra mim merece o primeiro lugar.