terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Top 10 Cinemaniac (Filmes Épicos)

Depois de alguns meses sem postar o Top 10 Cinemaniac, ele volta em grande estilo. Vamos conhecer os maiores filmes épicos já realizados na história do cinema, segundo a opinião do blog Cinemaniac. Neste post teremos filmes de épocas distintas, produzidos por grandes nomes do cinema, que possuem apenas uma coisa em comum: todos são filmes grandiosos. Então, sem mais delongas, vamos a lista com dez dos melhores filmes do gênero na nossa humilde opinião.


10º Lugar - Rei Arthur (2004)

"Muitos podem torcer o nariz para este longa, mas particularmente é um dos meus filmes prediletos. Dirigido por Antoine Fuqua, com produção do ótimo Jerry Bruckheimer, o filme tem ótimo elenco, encabeçado por Clive Owen, Keira Knithgley e Ray Winston, além de ótimas cenas de batalha, que não podem faltar em um filme épico. Destaques para os belos cenários e pela ótima caracterização, além da trilha sonora muito competente. Outro fato interessante nesta versão de Rei Arthur foi a mudança na abordagem da história. Depois de muitas obras semelhante, este Rei Arthur trouxe um novo ponto de vista para a história, que sem dúvidas agradou muito ao público, faturando mais de 200 milhões de dólares por todo o mundo".

9º Lugar - Troia (2004)

"No mesmo ano de Rei Arthur, outro grande filme épico tomou conta dos cinemas de todo mundo. Trata-se de Troia, produção de Wolfgang Petersen, com um elenco realmente fantástico, encabeçado por Brad Pitt, Eric Bana, Orlando Bloom e Diane Kruger. Assim como o 10º lugar, Troia tem um capricho sensacional na fotografia e nas ótimas cenas de lutas. Destaque para a luta entre Aquiles e Hector e para invasão de Troia, bastante fiel a história real. Além destes destaques, o longa consegue se aprofundar mais na trama, dando ênfases aos diálogos e ao desenvolvimento na trama. Prova disto é a cena em que o Rei de Troia, magicamente interpretado por Peter O'Toole, vai a Aquiles requisitar o corpo de seu filho morto em batalha. Cena emocionante e incrível, que trouxeram Troia ao 9º lugar no Cinemaniac. Troia faturou mais de 497 milhões de dólares em todo o mundo, provando o sucesso do gênero no ano de 2004".

8º Lugar - 300 (2007)

"Depois do sucesso do gênero até o ano de 2004, os filmes épicos perderam espaço nos anos seguintes. Poucos foram lançados, e os que se arriscaram, tiveram desempenho pífio. A relação custo/benefício já não era boa, em função dos altos gastos que o gênero trazia aos estúdios. Até que em 2007, o visionário Zack Snider revoluciona o gênero com o sensacional 300. Primeiro filme épico baseado em uma HQ, escrita por Frank Miller, 300 trouxe ao gênero a inclusão da computação gráfica. Completamente filmado em estúdio, o que seria totalmente inviável há dois anos atrás, 300 se tornou um fenômeno em todo o mundo. Com cenários virtuais de uma realidade impar, o longa revolucionou com imagens fortes e cenas belíssimas. Se apoiando no carisma do astro Britânico Gerard Butler, o longa arrastou milhões de fãs em todo o mundo, faturando mais de 450 milhões de dólares. Destaque para o deslumbrante cenário, totalmente construído digitalmente, para as cenas de batalhas realmente sufocantes e pelas inserção das câmeras lentas, que diferenciaram o visual do longa de todos os demais filmes do gênero".


7º Lugar - Cruzada (2005)

"Dirigido por Ridley Scott, Cruzada é um dos filme épicos mais fieis à história original que se propôs a contar. Com a grandiosidade que Scott sempre consegue impor em seus filmes, Cruzada é um trabalho genial que enaltece o detalhismo em um filme do gênero. Explorando muito bem o cenário de Jerusalém, o filme foge do padrão desértico mostrado em muitos filmes e adentra para cores mais escuras, que, implicitamente, remetiam ao contexto histórico da época. Com planos aéreos deslumbrantes, as batalhas ganham em tamanho e proporção, como só Scott sabe fazer. Destaque para a luta entre os exércitos comandado por Salladino e por Balian. Além das cenas de lutas, o filme mostra muito bem o fanatismo imposto pela Igreja Católica naquele período. Destaca também personagens sábios, como Bailan, o príncipe Leproso e Tiberias, muito bem interpretados - respectivamente - por Orlando Bloom, Edward Norton e Jeremy Irons. Apesar da fidelidade histórica, o filme foi um fracasso de público, faturando pouco mais de 200 milhões de dólares".


6º Lugar - Spartacus (1960)

"Com direção de Stanley Kubrick, Spartacus não poderia ficar de fora desta lista. Trazendo no elenco nomes como Kirk Douglas e Lawrence Oliver, o longa é grandioso e emocionante, trazendo a história ex-escravo, que vira gladiador e luta para salvar todos aqueles que tem o direito a sua liberdade privada. Um dos primeiros filmes que teve a ousadia de se contrapor a escravidão, Spartacus é uma lição de vida, acima de tudo, que emocionou multidões. Destaque para a ótima fotografia, em uma época que os efeitos visuais eram ainda escassos. O filme faturou, na época, mais de 1 milhão e 600 mil dólares. Pode parecer pouco, mas para o período, sem dúvida foi uma grande bilheteria. Para se ter uma noção, a produção custou "apenas" U$$ 12 milhões. Grande obra, para cinéfilo nenhum colocar defeito".


5º Lugar - Gladiador (2000)

"Mais um filme da lista, com direção de Ridley Scott, Gladiador é um dos meus filmes prediletos. Com uma trama magnifica, grande elenco e principalmente belas cenas, Gladiador tem tudo aquilo que um filme épico precisa ter. A começar pelas cenas de batalha, principalmente as passadas no Coliseu. O trabalho de remontagem deste grande monumento, via computação gráfica, foi realmente incrível e as cenas lá rodadas são de "cair o queixo". Apesar das batalhas serem um grande ponto positivo no filme, as grandes atuações são um destaque a parte. Russel Crowe, que inclusive ganhou o Oscar por sua interpretação, Richard Harris, Joaquin Phoenix e Djimoun Hounson dão um show a parte, carregando o filme na parte emotiva. Outro ponto que chama a atenção, é a trilha sonora do filme. Produzida pelo grande Hans Zimmer, a trilha fica na cabeça do espectador, se tornando difícil esquece-la, após o término do filme. O resultado final foi um grande sucesso de público, que rendeu mais de 450 milhões de dólares em todo o mundo".

4º Lugar - Coração Valente (1995)

"Um dos filmes épicos mais intensos já realizados, Coração Valente é sem dúvidas um dos clássicos do gênero. Primeiro trabalho na direção de Mel Gibson, que também protagoniza o longa, o filme conquista, encanta e emociona com uma história de liberdade e luta. Com ótimas cenas, de uma qualidade realmente brilhante, o filme apresenta belos cenários e ótimas batalhas, de bastante realidade. O longa se destaca pela trama, bem desenvolvida ao longo dos 177 min, e das atuações. Gibson consegue uma das melhores atuações em sua carreira, assim como Brendan Gleeson, que após Coração Valente, trabalhou em diversos outros filmes épicos. Além destes destaques, o filme tem ótima fotografia e trilha sonora de arrepiar, composta por James Horner. Pelo sucesso, o filme conquistou cinco estatuetas do Oscar, entre elas as de melhor diretor, filme e fotografia".


3º Lugar - Ben Hur (1959)

"A medalha de bronze vai para um dos recordistas em número de estatuetas ao Oscar. Trata-se de Ben Hur, um dos maiores trabalhos já feitos pelo cinema, com quase 220 min de duração, muito bem distribuídos em um história que alia técnica à grandiosidade como poucos filmes conseguiram. Com direção de William Wyler, Ben Hur inaugura a linha narrativa de vingança, que até hoje em dia é bastante presente nos épicos. Repleto de cenas inesquecíveis, como a famosa luta entre bigas, Ben Hur é um filme além do seu tempo. Escalando Charlton Heston como protagonista, o filme agradou toda a critica e academia, que o consagrou com 11 estatuetas do Oscar, entre elas as de melhor filme, ator e ator coadjuvante, diretor, efeitos especiais e fotografia. O resultado é um trabalho intenso e surpreendente que, apesar da longa duração, ainda hoje agrada a todos que o assistem".


2º Lugar - Trilogia Senhor dos Anéis (2001-2004)

"Se a grandiosidade é um ponto bastante utilizado para caracterizar um filme épico, Senhor dos Anéis tem de sobra o que o gênero precisa. Com primorosa direção de Peter Jackson e o investimento milionário dos estúdio Warner, a trilogia Senhor dos Anéis conseguiu se tornar um dos primeiros fenômenos cinematográficos do novo século. Repleto de efeitos especiais deslumbrantes, todos os três filmes prezaram pela construção digital, de cenários até então inimagináveis. Considerado uma das melhores adaptações literárias já feita no cinema, a trilogia conseguiu recriar a trama desenvolvida no livro com fidelidade e qualidade inigualável. Destaque para o desenvolvimento da trama, e de seus personagens, assim como a qualidade do elenco. Encabeçado por Ian Mackllen, o longa ainda conta com Elijah Wood, Liv Tyler, Hugo Weaving, Orlando Bloom, Cristopher Lee entre muitos outros. Apesar da longa duração de seus três filmes, Senhor dos Aneis foi sucesso nos cinemas de todo o mundo, estando entre os filmes mais lucrativos da história do cinema. Além disto, popularizou a atuação digital com o personagem Smeagol, se tornando pioneiro na utilização desta técnica. O longa conseguiu 11 estatuetas do Oscar apenas com o primeiro filme, se tornando, junto de Ben Hur e Titanic, o filme mais premiado da acadêmia."


1º Lugar - Lawrence das Arábias (1962)

"Sinceramente não tenho muito a falar da maior obra já realizada, na minha opinião, da história do cinema. Com direção de David Lean, Lawrence das Arábias é um filme inesquecível, grandioso, genial. Uma grande obra de arte. Com 222 min de duração, o longa é um trabalho que preza pela qualidade história, pela fotografia, pelas atuações, enfim, por tudo aquilo que muitos tentam, mas poucos conseguem acertar. Contando com a grande atuação de Peter O'toole, que sabe lá porque não venceu na categoria melhor ator, o longa conta a história real do capitão T.E lawrence. Com uma trama bastante realista, o filme consegue surpreender mesmo com a longa duração. Destaque para a fotografia desértica e para diversas cenas como a do ataque ao trem e a invasão de uma cidade. O planos abertos, não muito utilizados na época, são incríveis e dão a proporção exata da obra. Por isto Lawrence das Arabias é considerado por nós o maior filme épico da história do cinema."

Gostou da lista ?? Não !!!! Deixe abaixo o seu comentário.

28 comentários:

Jardel Nunes disse...

Não olhei 3 dos filmes da lista... mas, de um modo geral, gostei do Top 10.
O único que discordo é A Cruzada, achei o filme muito fraquinho, e na minha opinião não mereceria um lugar de uma lista de 10 mais...
Mas gosto é gosto né...

thicarvalho disse...

Realmente Jardel, q bom q gostou. Eu sinceramente curto mto o filme, principalmente pela fidelidade histórica. Mas como vc bem disse, gosto é gosto né. kkkkkkkkkkk Grande abraço e volte sempre.

Bruno Cunha disse...

Foi uma boa lista só não concordo com King Arthur!

Tenho uma sugestão para ti - Kingdom of Heaven: Director's Cut, acrescenta mais uma hora e pouco a um filme e dizem, pois eu ainda não vi, que o torna mesmo épico!

Abraço
http://nekascw.blogspot.com/

thicarvalho disse...

Nekas, valeu pela dica. Neu tio tem o blue ray e vou ver se tem nele. Espero que sim, pq adoro este filme. Grande abraço e valeu pela visita, mais uma vez.

Blog do Sintrajufe/RS disse...

Cara, boa seleção que dá pano pra manga, mas tem muitos outros bons épicos, sem falar dos chineses, que são no mínimo portentosos. Ainda há El Cid e outros de Hollywood, mesmo.

Ninfetinha disse...

essa lista e de mais adorei

xan disse...

Boa lista!

olha o meu:
http://pig-big.blogspot.com/

http://pig-big.blogspot.com/

http://pig-big.blogspot.com/

http://pig-big.blogspot.com/

http://pig-big.blogspot.com/

http://pig-big.blogspot.com/

PATRÍCIA disse...

FALTOU "ALEXANDRE, O GRANDE" NÉ GENTE

Anônimo disse...

Dos filmes aqui mostrados, Épicos mesmo é BEN HUR 1959, O MAIOR DE TODOS, SPARTACUS E LAWRENCE DA ARABIA! Os melhores, não ao nível dos
acima citados, TROYA, O SENHOR DOS ANÉIS e Gladiador. O resto é só o que sobra, não lá muito de épico !
O Último dos grandes Épicos foi A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO, de cujo qual o Gladiador é só uma cópia !

Cirilo disse...

Embora controverso, Alexandre o Grande ao meu ver também é um dos melhores filmes épicos e cobre eventos importantíssimos que levaram ao mundo como o é hoje.

J disse...

Apesar de ser um puta fã da trilogia, não sei se SdA cabe nessa lista de épicos. Pra mim ele é mais do gênero aventura/fantasia.

Anônimo disse...

Pessoal, vocês estão esquecendo um dos principais filmes épicos do cinema, até agora estou de cara com o esquecimento de todos que postaram comentários aqui, acho até que vocês vão concordar comigo, pois o filme parou o transito e encheu as salas de cinemas do mundo inteiro o he man, estão lembrados....

Carlos Esperança disse...

assistam: ARN - O CAVALEIRO TEMPLARIO

Anônimo disse...

Adorei a Lista . Parabéns !
Achei ótima a posição em que a Triologia de " O Senhor dos Anéis " se encontra .
Abraço .

Anônimo disse...

legal gostei do troia e do cruzada eu estou estudadando sobre as cruzadas muito legal

The Crow disse...

T.E. Lawrence participou da escrita do roteiro do seu filme-biografia?

Nooooooossa!!!! Que incrível!

Veja isso:

T.E. LAWRENCE - 1888-1935
"LAWRENCE OF ARABIA" - 1962

Que legaaaaaaaaaaaal!!!!

The Crow disse...

T.E. Lawrence escreveu o livro Os Sete Pilares da Sabedoria, que nada mais é que uma espécie de autobiografia, contando as suas aventuras no mundo árabe. Tal livro, por sua vez, serviu de referência para a escrita do roteiro do filme. Talvez esta seja a "contribuição" de Lawrence para o filme "Lawrence da Árabia", afinal de contas, quando o filme foi lançado o biografado já estava morto há quase 30 anos.

No filme, Lawrence morro logo no início, e a história é contada em flashback... Imagina ele escrevendo um roteiro contando a própria morte...

Não faz sentido algum.

Anônimo disse...

BEN H UR É O MELHOR, DISPARADO.

jadinho disse...

na minha opinião troia deveria ser o 1

Anônimo disse...

Acho que O Último Samurai Deveria Estar na Lista

Anônimo disse...

Gladiator deveria ser o 1º disparado !!
E vocês precisam assitir o seriado VIkings !
Depois comwntam ...
Rs !!

Anônimo disse...

Gladiator deveria ser o 1º disparado !!
E vocês precisam assitir o seriado VIkings !
Depois comwntam ...
Rs !!

Anônimo disse...

Bem-hur.... Incomparável.... O Titanic ganhou 11 Oscars e empatou, no meu ponto de vista um bom filme, mas não comparado a Ben-Hur...

thicarvalho disse...

Ben-Hur é um clássico, sem dúvida alguma... Na verdade, é uma questão de gosto mesmo! Porque qualquer um dos três primeiros poderia liderar essa lista. Valeu pelos comentários.

Anônimo disse...

BEN HUR está acima de qualquer filme já feito.
Quando assisti NO CINEMA em 1977 aos 16 anos, pois acredito que a maioria daqui não assistiu, percebi que estava diante do maior filme.Naquele momento todos os filmes que tinha visto desapareceram como fumaça no ar.BEN HUR tem algo inexplicavel e de grandioso em todos os sentidos quer na emoção impar, quer em suas cenas maravilhosas e gigantescas, rodadas em 70mm, fiquei paralisado e preso como se fosse um imã num êxtase que nunca havia sentido com outro filme, nem antes e nem depois de ben hur. DRAMA, RELIGIÃO E AÇÃO FLUEM ESPETACULARMENTE NAS PROPORÇÕES EXATAS.A cena com o envolvimento dramático entre ben hur e messala é o cartão de visitas daquilo que virá pela frente. DESTAQUE PARA A PRESENÇA FÍSICA E ESPIRITUAL DE JESUS inflenciando suave e sabiamente o personagem título em sua saga de superação, justiça e redenção.E o ponto alto que é a estonteante corrida de quadrigas , talvez a cena de ação com o maior REALISMO e adrenalina ja produzidos feitas em um circo de dimensão colossal. Nessa cena em especial fica evidente de como o telespctador de hoje é enganado pelos efeitos especiais que faz com que fiquemos indiferentes as cenas de ação.
Só quem viu no CINEMA. como eu SABERÁ O QUE ESTOU DIZENDO.

Unknown disse...

Na minha opinião faltou Robin hood e gladiador deveria ser o primeiro mas muito top a lista

ELIOMAR disse...

NA MINHA OPINIÃO OS DEZ MELHORES ÉPICOS . 1 BEM-HUR 2 GLADIADOR 3 ESPARTACUS 4 ELCID 5 TRÓIA

6 DEMÉTRIO E OS GLADIADORES 7 ALEXANDRE O GRANDE 8 OS ÚLTIMOS DIAS DE POMPEIA 9 OS DEZ MANDAMENTOS 10 CLEÓPATRA .
OPINIÃO DE COLECIONADOR DE ÉPICOS .

thicarvalho disse...

Boa lista Eliomar. Cleópatra e Os Dez Mandamentos são dois verdadeiros clássicos. Só discordo no que diz respeito ao Alexandre. Achei a nova versão um pouco lenta, apesar das ótimas atuações. Abs e valeu pela visita.